top of page

Notícia​

notícia

Feira Natal Show

​Publicado em 14/06/2012

Totalmente produzidas com garrafas pet, as árvores da Kazari, empresa que confecciona itens de decoração natalina usando produtos reaproveitáveis, são 100% recicladas e trabalhadas em diferentes formatos, dependendo da parte da garrafa utilizada.
Há versões em forma de bola, outras em formato cônico (nas cores vermelho fogo e verde pinheiro), e ainda modelos multicolores confeccionados com os fundos da garrafa, versões de árvore dourada adornada com itens como flores e doces (brigadeiro, beijinho, bicho de pé e cupcakes), e guirlandas.
Outros enfeites sustentáveis são versões de pisca-pisca com elementos decorativos dentro de garrafas pet adornados com flores, sinos e miniaturas de maçãs. A empresa, que trabalha exclusivamente com material sustentável, usa itens como sobras de vidro, filtros de café e embalagens Tetra Pak na confecção de seus produtos.

Programa de Cara com a Maturidade

​Exibido em Agosto/ 2012

 

Programa Mais Você 

​Exibido em Fevereiro/2011

 

Decoração de Natal Sustentável

Publicado em Dezembro/ 2010

 

Árvore de flores feitas de garrafas Pet, anjos de metal mandalas artesanais quem passar pelos corredores das lojas do Pão de Açúcar neste fim de ano verá o resultado de um extenso trabalho dedicado a sustentabilidade. em vez dos tradicionais ícones natalinos diversos objetos de arte reciclados farão parte da decoração de natal , que também ganhará uma cara mais brasileira a iniciativa faz parte do ciclo de sustentabilidade que começa com a participação dos próprios clientes, que a cada ano depositam toneladas de lixo reaproveitável nas estações de coleta da Rede.
Ggraças ao trabalho das cooperativas parceiras, parte do material recolhido na Rede foi direcionada ao longo de 2010 a um ateliê escolhido pelo Pão de Açúcar para produzir todos os elementos do projeto Natal sustentável colocamos a ideia em prática desde começo deste ano, a partir das pesquisas feitas por nossas arquitetas que criaram um natal mais colorido e brasileiro, afirma Paulo Lima diretor da área do conceito inovação em mercadoria do Pão de Açúcar. segundo Paulo, além das cores mais tropicais foi trazido de Pernambuco o modelo de anjo criado pelo artista plástico Ivo Dantas, que ganhou um corpo de lata de metal e saias de pet. A analista de projetos e arquiteta Lucineide Leandro Martins é uma das responsáveis pela iniciativa . "nos desenhamos todo projeto de decoração externa das lojas, criando objetos feitos de material coletado, e o Ivo acrescentou  o toque artístico. As pets ganharam pintura específica para parecer vitral mosaico", explica Lucineide.
Ao todo mais de 80 mil garrafas Pet e milhares de latas de óleo serão usadas para dar um toque especial em 10 lojas na capital paulista, uma no litoral em outra no interior de São Paulo. A partir da primeira quinzena de novembro os clientes já poderão conferir as 12 lojas escolhidas prontas para receber os clientes em clima festivo. Fique atento para os endereços selecionados na capital paulista, lojas brigadeiro, Gabriel Monteiro da Silva, Ricardo Jafet, Praça Panamericana, Ibirapuera, Consolação, Vila Clementino, Oscar Freire, Alphaville Residencial  e Real Parque. No interior, uma loja em Campinas e outra em Indaiatuba também foram contempladas com a proposta.
arte multiplicada
nas demais lojas Pão de Açúcar de São Paulo o Natal sustentado estará presente, só que em elementos decorativos produzidos pelos proprios funcionários com material reciclado. Coordenadoras de Comitê de cada região serão treinadas e multiplicarao esse treinamento com os demais funcionários para que cada loja produza sua própria árvore de Natal, como forma de inserir e engajar todos no projeto. "vamos ensinar os funcionários a criar flores com pet,  pinta-las e depois montaremos  as árvores em conjunto", conta arquiteta lucineide. nos próximos anos o pao de Açúcar pretende levar o Natal sustentável  a outras regiões do país e assim difundir cada vez mais o conceito. a ideia desse ciclo de sustentabilidade é que todos façam parte da empreitada dos cliente os funcionários, cada um a sua maneira, para deixar o natal mais bonito e consciente

Nikkeis fazem decoração natalina com mais de 90 mil garrafas pet.

Publicado em Dezembro/ 2010

 

A cidade de São Paulo está tomada pelo clima de Natal. Decorações em casa, nas ruas, nas fachadas de prédios, em supermercados.

Uma delas enfeita 10 lojas da rede Pão de Açúcar. Mandalas gigantes, árvores e anjos colorem e iluminam o mês de Natal, chamando a atenção pelo material utilizado: garrafas PET.

Como na decoração feita no Conjunto Nacional, na av. Paulista, a montagem no supermercado segue o conceito do ecologicamente correto.

Quem assina o trabalho das garrafas é o ateliê Kazari, dirigido pelos nikkeis Bruno Hiroyuki Gomes Tokunaga, Marina Mayumi Yoshiura e Silvia Lika Oba.

"Usamos mais de 90 mil garrafas PET, uma parte doada pela Kazari e algumas cooperativas e outra pelo supermercado. Con-tratamos pessoas da comunidade de Taboão da Serra (onde fica o ateliê) e ensinamos toda a técnica de limpar a garrafa, cortar, pintar. O processo foi todo artesanal e eles (colaboradores) aplicaram o conceito na casa deles também, enfeitando com garrafa", contou o nikkei ao São Paulo Shimbun.

Design de interior, assim como as sócias, com quem mantém a empresa há mais de 2 anos, Bruno Tokunaga disse ter aplicado o acabamento diferenciado que utiliza para a composição do "primeiro grande projeto" assumido. Nas decorações do supermercado, o colorido predomina ante ao natural transparente ou verde das garrafas.

O material é pintado com uma tinta que "não sai com a chuva", mas que pode se clarear com o sol. "A gente gosta muito de cor e nem mesmo a iluminação tem problema. Nos nossos objetos usamos LED, que é a lâmpada do futuro, e não a incandescente, que emite muito calor e deforma a peça", diferencia.

Com a garrafa PET como material principal de produção - além de filtro de café, sobra de tecido, vidro -, a equipe Kazari decidiu partir para a "ordem do dia" para se diferenciar no mercado e para chamar a atenção para o futuro do planeta.

"O brasileiro descarta muito reciclado e não sabe o que dá para aproveitar. (A reciclagem) não é uma tendência, que tende e depois desaparece, mas é a ordem do dia, tem que estar evoluída dentro de casa. No começo foi difícil (para o trio nikkei). Aos poucos as pessoas foram aceitando", lembra Tokunaga, que afirma ter vários objetos de decoração feitos com material reciclado em casa e que envolve a família mais como fornecedor de garrafas, "consumindo água, refrigerante".

Repórter Ecco

​Exibido em Fevereiro/2009

 

  • c-facebook
  • c-tbird
  • c-blogger

tel 11 99368,3828 - 97545,0405

bottom of page